Divã

Amigos....

Mais uma vez repasso a vocês um email que recebi e que vale a pena ser postado e comentado.

Sem falar que é a minha cara...rsss

-"Tenho viajado bastante para acompanhar algumas pré-estreias do filme
"O Divã," baseado no meu livro homônimo.
Delícia de tarefa, ainda mais
quando a gente gosta de verdade, do trabalho realizado, e esse filme
realmente ficou enxuto, delicado e emocionante!!...
Além disso, ainda consegue me provocar...
A personagem Mercedes (vivida pela incrível Lilia Cabral) está fazendo análise, e leva para o consultório muitos questionamentos sobre sua
vida....
Até que, passado um tempo, finalmente RELAXA, e se dá conta de que não há outra saída a não ser conviver com suas IRREALIZAÇÕES....
Diante disso, o analista sugere alta, no que ela rebate:
-ALTA??!!
Logo agora que estou me divertindo?!....
Eu tinha esquecido dessa parte do livro, e quando vi no filme, me pareceu tão cristalino:
Um dos sintomas do AMADURECIMENTO é justamente o RESGASTE DE NOSSA
JOVIALIDADE, só que NÃO A JOVIALIDADE DO CORPO, que isso só se consegue ATÉ CERTO PONTO...
Mas a JOVIALIDADE DO ESPÍRITO, TÃO MAIS PRIORITÁRIA!!...
-Você é adulto(a) mesmo?
Então, PARE DE RECLAMAR!!.. PARE DE BUSCAR O IMPOSSÍVEL!!... PARE DE
EXIGIR PERFEIÇÃO DE SI MESMO!!... PARE DE ENCONTRAR LÓGICA PARA TUDO!!...
PARE DE CONTABILIZAR PRÓS E CONTRAS!!... PARE DE JULGAR OS OUTROS!!...
PARE DE TENTAR MANTER SUA VIDA SOB RÍGIDO CONTROLE!!... SIMPLESMENTE
DIVIRTA-SE!!... NÃO QUE SEJA FÁCIL....
Enquanto que um corpo sarado se obtém com exercício, musculação, dieta e discernimento quanto aos hábitos cotidianos, A LEVEZA DE ESPÍRITO REQUER JUSTAMENTE O CONTRÁRIO:
A LIBERAÇÃO DAS CORRENTES!!! A AVENTURA DO NÃO DOMÍNIO!!.. PERMITIR-SE
O ÊRRO!!... NÃO SE SACRIFICAR EM DEMASIA!!..
Já que estamos todos caminhando rumo a um mesmo destino, que não é
nada ESPETACULAR...
É preciso perceber a hora de tirar o pé do acelerador! Afinal, quem quer cruzar a linha de chegada?!...
Mil vezes CURTIR A TRAVESSIA!!...
Dia desses recebi o e-mail de uma mulher revoltada, baixo-astral, carente de frescor, e fiquei imaginando, como deve ser difícil VIVER SEM ABSTRAÇÃO E SEM VER GRAÇA NA VIDA!!.. ENCLAUSURADA NA DOR!!...
Ela não estava me xingando pessoalmente, e sim manifestando sua contrariedade em relação ao universo, apenas isso: ODIAVA O MUNDO!!!...
Não a conheço, pode sofrer de DEPRESSÃO... TER UM PROBLEMA SÉRIO...
Sei lá!!... Mas há pessoas que apresentam QUADRO DEPRESSIVO e ainda assim, NÃO PERDEM O HUMOR, NEM QUE QUEIRAM!!...
Tiveram a sorte de nascer com esse REFINADO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA!
-DORES?!!!... CADA UM TEM AS SUAS!
Mas o que nos faz CULTIVÁ-LAS por décadas??!!...
Creio que nos APEGAMOS COM DESESPERO às dores, POR NÃO TER O QUE COLOCAR NO LUGAR, CASO A DOR SE VÁ!!!... E então se fica RUMINANDO, ALIMENTANDO A "PRÓPRIA MÁ SORTE", NUM PROCESSO DE VITIMIZAÇÃO, QUE CHEGA AO NÍVEL DO ABSURDO!!...
Por que fazemos isso conosco?
AMADURECER TALVEZ SEJA DESCOBRIR QUE SOFRER ALGUMAS PERDAS É INEVITÁVEL!!..., MAS QUE NÃO PRECISAMOS NOS AGARRAR À DOR PARA
JUSTIFICAR NOSSA EXISTÊNCIA!!..."


ESCRITO POR MARTHA MEDEIROS,
AUTORA DO LIVRO QUE INSPIROU O FILME "O DIVÃ"

0 comentários:

Postar um comentário