Auto-estima


Nunca uma palavra, expressão esteve tão em "alta"...
AUTO-ESTIMA.


O que é Auto-estima?

Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si. Coisas nem sempre tão simples assim.
A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano. É a cura para todas (ou quase) as dificuldades e sofrimentos.

A auto-estima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. Em outras palavras, a auto-estima é a soma da autoconfiança com auto-respeito. Ela reflete o julgamento (implícito) da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida, de entender e dominar os problemas e o direito de ser feliz, respeitando os próprios interesses e necessidades.


Confesso, que não é tão fácil assim. Há pessoas que simplesmente não têm auto-estima, tá tudo ruim, são feias, incompetentes, etc...tenho pena dessas pessoas e tento ajudá-las no que posso, mas procuro também não ficar muito tempo perto, sinceramente me irrita a posição de "coitados e vítimas" que assumem.

Durante um período da minha vida (curto, ainda bem) acreditei que o meu sucesso e/ou fracasso dependessem dos outros e ficava quase inerte a espera de alguém chegar com a solução dos meus problemas e ainda querendo que tudo saísse perfeito como eu havia imaginado, e sem as pessaos saberem disso, afinal eu não falava como eu queria ou esperava.

Que grande engano!!!!!

Mas a ficha caiu e percebi que os meus problemas, minha imagem diante das pessoas dependia exclusivamente de mim e a mim cabia lutar por isso e valer os meus desejos, sonhos e torná-los realidade. Se eu não olhar no espelho, não me achar linda, maravilhosa, gostosa, deslumbrante...rsss, ninguém vai achar.
Assim, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso.

Por isso me amo..."eu me amo, eu me amo, não posso mais viver sem mim"(Ultraje a rigor)

Vamos nos amar...huhuhuhhu
Inté!

0 comentários:

Postar um comentário